O Hospital Israelita Albert Einstein criou o Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar para valorizar o trabalho de profissionais que levam informação de qualidade e com responsabilidade para a população.
E a vencedora da edição 2023, Paula Felix, é a convidada do primeiro SENSU TALKS de 2024. Paula é jornalista graduada pela Universidade Federal de Alagoas e repórter de saúde na Veja. Atuou nas redações do Estadão, Agora São Paulo e Gazeta de Alagoas. Ela foi eleita a +Admirada Jornalista de Saúde, Ciência e Bem-Estar de 2023.
Antes da jornalista Paula Félix, a consumidora de informação
Por não haver bancas de jornal perto de sua casa, Paula Félix recorda que era esporádico poder ler um. “Às vezes, o meu pai comprava um jornal”. Ela também lembra que, quando era criança, achava esquisito ter a tinta preta do impresso na mãe. “Por que isso mancha a minha mão?”, se questionava.
Segundo ela, o Jornal Nacional era sagrado em sua casa. “Desde sempre. Minha mãe queria que eu fosse uma pessoa bem-informada e tinha que saber da situação do país. Minha mãe até costumava falar que eu sabia que existia uma crise e que não haveria boneca Barbie pra mim. Ela queria muito que eu fosse uma pessoa sensata e crítica”, recorda Paula.
Lembranças da Universidade Federal de Alagoas
“A lembrança mais forte é de quando eu já estava no terceiro ano da faculdade e a gente estava querendo estagiar, fazer alguma coisa, entrar numa redação. E a universidade estimulava muito isso. Eles falavam assim -- vocês são aqui da Federal, conseguiram passar por esse desafio, vocês passaram no vestibular, levem o que vocês estão aprendendo aqui – e a determinação é algo muito valorizado nas redações”.
Passagem pela Gazeta de Alagoas
“Foi o divisor de águas ter passado por lá. Acho que os jornalistas agora não começam do mesmo jeito. Eu era rádio-escuta e lembro que começava às seis da manhã e tinha que fazer um relatório dos dois matinais das TVs, de Maceió, e eu pegava o fax com as ocorrências da madrugada. Então eu tinha que circular quais B.O.s eram mais interessantes, digamos assim, quais tinham relevância para virar notícia. Daí eu migrei para ser a estagiária da pauta. Eu tinha que fazer uma ronda e eu sou rondeira até hoje. A gente elaborava as pautas para os repórteres, que, embora fosse um jornal impresso, era muito parecido com o que a gente vê na TV. Preparava uma pauta com contatos, tudo bonitinho, então foi uma experiência de entender de onde vem a notícia, como nasce a notícia, como preparar a notícia e como executar, porque a gente também ia para a rua e fazia a reportagem.
E muito mais
Neste episódio - no qual Paula aborda também as suas passagens pelos jornais Agora São Paulo e Estadão e seu momento atual na Veja - ela também responde às perguntas feitas no chat e as que foram enviadas por vídeo por colegas como Jamylle Bezerra, editora do jornal Gazeta de Alagoas; Fabiana Cambricoli, repórter especial de saúde do Estadão; Diogo Sponchiato, editor-chefe da Veja Saúde e Amanda Carvalho, assessora de imprensa em saúde.
Confira o episódio!
Comments