A jornalista Bárbara Paludeti, editora do VivaBem, canal de saúde e bem-estar do UOL é “cria” do jornalismo digital. Com experiência de 23 anos, 100% em veículos online, ela aprendeu praticamente tudo o que sabe sobre hard news, pautas frias, produção e edição de conteúdos e vídeos, SEO, métricas e audiência no canal.
Convidada do episódio 33 do SENSU TALKS, Bárbara Paludeti contou sobre a escolha pelo jornalismo no vestibular, sua trajetória profissional e a sua rotina como editora de um dos maiores canais online de saúde e bem-estar do país. A apresentação é do jornalista Moura Leite Netto, diretor da SENSU.
“Devo tudo o que eu sei de jornalismo basicamente ao UOL. Entrei muito novinha, praticamente recém-formada, com 22 anos, em janeiro de 2007. Já passei por muitas fases e muitas editorias dentro do UOL. É a minha grande escola de vida, de jornalismo. Eu virei editora muito novinha, com 26 anos. É muito empolgante trabalhar lá. Todos os dias aprendo alguma coisa. Sou muito grata a todas as pessoas com as quais eu já trabalhei nesses mais de 16 anos de UOL”, ressalta.
A editora revelou ainda como funciona a escolha dos destaques da home do VivaBem, além de explicar como o canal se posiciona diante de assuntos polêmicos. E, claro, deu dicas para quem está começando no jornalismo.
“Sendo bastante realista com a nossa profissão, cada vez mais temos menos vagas para jornalistas nas redações. Até porque o modelo de negócio do jornalismo está numa certa crise. E hoje temos que pensar que a nossa profissão tem um leque muito maior, como comunicação corporativa dentro de empresas, assessoria de imprensa, as redes sociais, etc. Para não se frustrar tanto com a profissão, os estudantes de hoje precisam expandir os seus horizontes e as suas possibilidades”, sugere Bárbara, que no bate-papo deu outras dicas - assertivas - para quem deseja ser repórter freelancer ou para os assessores de imprensa que buscam ter mais sucesso em sugerir pautas para o VivaBem.
Um dos momentos mais descontraídos deste episódio foi quando a editora respondeu quais matérias publicadas no UOL conseguiram um grande alcance de cliques, surpreendendo toda a equipe. Será que você foi uma dessas pessoas responsáveis por um desses cliques? Para descobrir, basta assistir ao bate-papo na íntegra!
Confira o episódio!
Comentários