top of page
SENSU

O que os médicos sabem (ou deveriam saber) sobre obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares

Atualizado: 24 de mar. de 2023

Uma pesquisa realizada pelo endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, da Universidade de São Paulo, mostrou dados importantes sobre a relação entre médicos e algumas doenças bastante comuns na epidemiologia brasileira como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Os resultados do questionário, aplicado para especialistas no ENDODEBATE 2022, formaram o tema do episódio 29 do SENSU TALKS, disponível no Youtube.


“Escolhi trabalhar com diabetes antes de decidir pela Endocrinologia”, afirma Couri. O médico informa que praticamente todas as especialidades irão lidar com pacientes que convivem com diabetes, por isso, a formação continuada em relação ao tratamento deve ser prioridade.


Esse foi um dos motivos que levaram o profissional a realizar o levantamento sobre a percepção de outros médicos em relação à obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. “Percebo que temos muito para trabalhar, o conceito dos congressos hoje vai ter que mudar”, informa o endocrinologista.


Conforme o estudo, os médicos reconheceram que a obesidade é considerada uma doença crônica. Entretanto, 3 a cada 10 entrevistados afirmaram que interromperam o tratamento da doença quando o paciente perde peso. Outro dado interessante do estudo é que apenas um terço dos especialistas entrevistados afirmaram que se sentem capacitados para auxiliar os pacientes que enfrentam o tabagismo.


O relatório “RECEITA DE MÉDICO: o que pensa quem cuida de diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares” pode ser lido na íntegra por meio do link. Ao todo, a pesquisa ouviu 654 médicos especialistas, em especial residentes do Sul e Sudeste. O estudo também teve bastante repercussão na imprensa especializada em saúde.


Medicina e Divulgação Científica


Couri estimula que mais médicos divulguem os resultados dos estudos para o público não especializado e para a imprensa. Ele cita a jornalista Lúcia Helena de Oliveira - uma das melhores jornalistas de saúde do Brasil, segundo ele - como uma inspiração. A jornalista também já participou do SENSU TALKS com o tema a arte de contar histórias sobre saúde. “O médico precisa fazer divulgação científica, pois quase a totalidade das pesquisas no Brasil é custeada com dinheiro público”, relembra.


Couri confessa que, quando começou a fazer divulgação científica, sentiu um pouco de dificuldade, visto que a formação médica ainda não aborda esse tópico de forma satisfatória. Porém, ao longo dos anos, o médico teve mais experiência e atualmente mantém a coluna “O Futuro do Diabetes” no site Veja Saúde, na qual publica textos informativos sobre diabetes e outras doenças para diversos públicos.


“A minha coluna na Veja Saúde é um canal que atinge milhares de pessoas de uma vez. É sensacional fazer educação médica. Os jornalistas sérios de saúde salvam vidas, pois empoderam a sociedade com informações”, finaliza o endocrinologista.


Confira o episódio:



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page