O Prêmio Roche nasceu há dez anos com o propósito de reconhecer e estimular o Jornalismo de alta qualidade sobre saúde e ciência. A premiação contribui para iniciativas publicadas por jornalistas e comunicadores de diversos países da América Latina. Por isso, o SENSU TALKS #25 aborda os desafios dessa editoria na atualidade e a importância do apoio aos profissionais que escrevem sobre saúde. A mediação é do diretor da SENSU, Moura Leite Netto.
Reportagens, podcasts, programas de televisão e outros formatos jornalísticos podem participar do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde. Assim, a premiação tem seis temas principais: Desafios do atendimento sanitário; Doenças não transmissíveis e de pouca prevalência; Inovações no atendimento à saúde; Reformas políticas para melhorar o atendimento sanitário; Mulher e saúde e Ações comunitárias para a saúde.
Convidada do episódio, Regina Moura é diretora de Comunicação na Roche Farma Brasil, uma empresa de pesquisas em tecnologias na área da saúde. A jornalista acredita que o Prêmio é um dos grandes orgulhos da instituição: “Acreditamos no poder do Jornalismo para expandir a ciência e a salvar vidas”, afirma.
Com mais de 20 anos de Jornalismo, Regina presenciou muitas mudanças nas redações e na lógica de produção da imprensa. “As pessoas, de qualquer faixa etária e classe social têm interesse tremendo por Jornalismo de Saúde. Mas, nos últimos anos, houve um arrocho nas redações especializadas e nas editorias de saúde”, relembra.
Outra inovação que a profissional percebeu é que as empresas de saúde também começaram a investir em mais conteúdos, especialmente nas redes sociais. Isso acontece, segundo ela, pela ascensão das fake news e na diminuição de espaço para debates de qualidade relacionados à saúde. Por exemplo, a Roche mantém um canal chamado Mulher Consciente, sobre informação e prevenção contra o câncer, para o público leigo.
Olívia Meireles, também participante do episódio, é jornalista de saúde no Portal Metrópoles - veículo jornalístico totalmente digital. Ela foi uma das ganhadoras do prêmio Roche de Jornalismo em Saúde em 2020 na categoria Cobertura Diária. O projeto Elas por Elas, cujo objetivo era contar a história de mulheres vítimas de violência de forma humanizada, concorreu com outros 876 trabalhos.
“Escrevemos perfis de mulheres para mostrar as suas histórias para além da violência. Falamos sobre os sonhos que elas tinham, como eram as famílias, o que elas conquistaram na vida. Nosso objetivo é que as pessoas pudessem se reconhecer nessas histórias e até mesmo sair de um ciclo de violência”, explica a repórter vencedora do prêmio. Você pode ler as reportagens do projeto Elas por Elas no site.
Confira o episódio #25:
Comments