O episódio 25 do SENSU CAST, podcast de comunicação de saúde, ciência e educação apresentado por Moura Leite Netto, jornalista e diretor da SENSU Consultoria de Comunicação, recebe Sandra Sampaio, diretora de Estratégia e Marketing na Roche Diagnóstica. O tema deste episódio é Comunicação que promove diagnóstico.
Uma vida mais distante de doenças começa com a prevenção primária (que é a adoção de estilo de vida saudável). E algo tão importante quanto a prevenção primária, é a prevenção secundária, que tem como foco a diagnosticar doenças em fase inicial.
Uma resolução da Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que a capacidade de diagnóstico melhora os resultados de saúde e fortalece os sistemas de saúde, tornando-os mais resilientes às crises e mais bem preparados para responder às emergências sanitárias. Ao reforçar os serviços de diagnóstico, os sistemas de saúde podem monitorizar eficazmente as doenças, responder aos surtos e implementar intervenções de saúde pública específicas.
E vale ressaltar que diagnóstico, vai além da descoberta de doenças. Na Era da medicina de precisão, por exemplo, o diagnóstico molecular é essencial para direcionar a terapia certa para determinado grupo de pacientes.
Dentre as medidas para a ampliação do acesso ao diagnóstico, está a implementação de um eficaz plano estratégico de comunicação. E, felizmente, são muitos os cases positivos. Sobre isso, falamos aqui com nossa convidada.
FICHA TÉCNICA
Produção: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de Conteúdo
Roteiro e apresentação: Moura Leite Netto
Edição: J.Benê
Direção: Luciana Oncken
Nós da SENSU Consultoria de Comunicação, tendo como parceiro o Estúdio Banca Podcast, produzimos podcasts e videocasts de diferentes temas das áreas de saúde, ciência e educação. Se interessou em produzir o seu podcast conosco? Envie uma mensagem para contato@sensucomunicacao.com.br. E não se esqueça de ouvir os episódios anteriores e seguir nossos perfis. O SENSU CAST está nas principais plataformas de podcast, todos os meses com um episódio novo.
Comments