top of page
  • SENSU

SENSU CAST #23 – Comunicação sobre autismo

O episódio 23 do SENSU CAST, podcast de comunicação de saúde, ciência e educação apresentado por Moura Leite Netto, jornalista e diretor da SENSU Consultoria de Comunicação, recebe a médica psiquiatra Mirian Revers, docente da Escola Internacional de Desenvolvimento (EID) e o relações públicas Vinícius Ribeiro, diretor de projetos do Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas e idealizador do Neurodivergente, videocast sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

                            

O autismo – também conhecido como transtorno do espectro autista (TEA) – constitui um grupo diversificado de condições relacionadas ao desenvolvimento do cérebro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de uma em cada cem crianças têm autismo. As características podem ser detectadas na primeira infância, mas o autismo muitas vezes só é diagnosticado muito mais tarde. As habilidades e necessidades das pessoas autistas variam e podem evoluir com o tempo. Embora algumas pessoas com autismo possam viver de forma independente, outras têm deficiências graves e necessitam de cuidados e apoio ao longo da vida.

 

Intervenções psicossociais, baseadas em evidências, podem melhorar a comunicação e as habilidades sociais, com um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas autistas e dos seus cuidadores. Os cuidados às pessoas com autismo precisam ser acompanhados de ações que promovam, de fato, acessibilidade, inclusão e apoio. Isso inclui uma melhor comunicação sobre o tema.

 

Neste episódio, Moura e convidados conversam sobre assuntos como diagnóstico, tratamento e qualidade de vida dos pacientes e de seus cuidadores, assim como sobre estigmas, avanços da ciência e qualidade da cobertura sobre autismo feito pela mídia brasileira.

Referências do episódio

Oliveira JS, Franco FO, Revers MC, Silva AF, Portolese J, Brentani H, Machado-Lima A, Nunes FLS. Computer-aided autism diagnosis based on visual attention models using eye tracking. Sci Rep. 2021 May 12;11(1):10131. Disponível em https://www.nature.com/articles/s41598-021-89023-8

FICHA TÉCNICA

Produção: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de Conteúdo

Roteiro e apresentação: Moura Leite Netto

Edição: J.Benê

Direção: Luciana Oncken.




Este podcast é uma produção da SENSU Consultoria de Comunicação e Estúdio Banca de Conteúdo. Apoio: Banca de Conteúdo. 



30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page