SENSU CAST 40 – Comunicação e Inclusão da Pessoa com Deficiência
- SENSU
- 2 de out.
- 3 min de leitura
A comunicação inclusiva é um desafio ainda presente em empresas, redações e espaços públicos, mas também uma ferramenta importante para transformar a sociedade. Esse foi o tema do SENSU CAST #40, podcast da SENSU Comunicação apresentado pelo jornalista e doutor em Ciências, Moura Leite Netto, diretor da SENSU.

Os convidados são José Carlos do Carmo, o Kal, médico, auditor fiscal do trabalho aposentado e coordenador da Câmara Paulista para a Inclusão da Pessoa com Deficiência e o jornalista Bruno Favoretto, que atua em redações, projetos de acessibilidade e consultorias, trazendo sua experiência como pessoa paraplégica.
Lei de Cotas e desafios no mercado de trabalho
Kal destacou a importância da Lei 8.213/1991, conhecida como Lei de Cotas, para a inclusão no emprego formal. “Inquestionavelmente, a lei de cotas é a principal ferramenta legal que nós dispomos para garantir este direito fundamental de cidadania, historicamente negado às pessoas com deficiência”, afirmou.
Apesar dos avanços, apenas 52% das vagas previstas estão preenchidas em São Paulo. De acordo com Kal, o motivo central ainda é o preconceito. “Existe uma postura capacitista em que outras pessoas definem o que a pessoa com deficiência pode ou não fazer. Essa barreira atitudinal continua sendo o maior obstáculo”
Ele alerta que empresas que não apostarem na diversidade “acabarão perdendo o bonde da história e serão superadas por aquelas que valorizam e respeitam a diferença”.
Outro ponto discutido foi a pejotização. “Na medida em que aumenta o número de trabalhadores contratados como pessoas jurídicas, nós temos, proporcionalmente, uma diminuição do número de vagas reservadas pela lei de cotas. Isso enfraquece a política de inclusão”, explicou.
Comunicação acessível e escuta ativa
Kal também reforçou a necessidade de superar barreiras comunicacionais. “Estarmos atentos às diferentes formas de nos expressarmos é fundamental. Sempre é importante ouvirmos as próprias pessoas com deficiência e trocar ideias com elas sobre os diferentes aspectos da comunicação”.
A trajetória e os aprendizados de Bruno Favoretto
Jornalista com quase 25 anos de carreira, Bruno relatou como a deficiência adquirida aos 17 anos impactou seu percurso pessoal e profissional. “Toda minoria carrega o peso de não poder errar. Eu sentia que precisava acertar sempre para abrir portas para outros cadeirantes, cegos ou surdos que viessem depois de mim”.
Ao longo de sua experiência em editorias diversas, incluindo seis anos como editor da revista Viagem e Turismo, Bruno percebeu a importância de olhar para a pluralidade das deficiências. “Às vezes se pensa que deficiência é só cadeira de rodas, mas está muito além disso. Existem inúmeras condições, muitas vezes não aparentes, que exigem adaptações específicas”.
Para ele, a comunicação ética e informativa depende de respeito e linguagem adequada. “Ter respeito é uma forma de começar a se sentir incluído. Parece banal para quem não vive a condição, mas faz toda a diferença”
Inclusão como cidadania
Bruno também chamou a atenção para problemas de acessibilidade cotidiana, das calçadas às redações jornalísticas. “As calçadas no Brasil são dramáticas. Isso não é só para cadeirantes, mas também para idosos, pessoas com carrinho de bebê ou quem enfrenta uma contusão momentânea. A calçada diz muito sobre a cidadania de um país”.
Ao final, Bruno reforçou que os avanços são visíveis, mas insuficientes. “Melhorou muito a representatividade, mas a inclusão é uma luta diária, tijolo por tijolo".
O SENSU CAST está disponível nas principais plataformas de áudio e é uma produção da SENSU Comunicação em parceria com o Estúdio Banca Podcast. Cada episódio traz novas conversas para quem acredita que a comunicação pode transformar a saúde, a ciência e a educação.
Dê o play e aproveite para compartilhar a sua opinião e sugerir temas para os próximos episódios do SENSU CAST.
Ouça o SENSU CAST no seu tocador de podcast favorito:
Ficha técnica
Produção: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de Conteúdo
Roteiro e apresentação: Moura Leite Netto
Edição: J.Benê
Direção: Luciana Oncken








Comentários