top of page
  • SENSU

SENSU CAST #09 - Mídia e câncer colorretal

Apesar da alta incidência, o câncer colorretal, que inclui o cólon (sinônimo de intestino grosso) e o reto, não é uma doença tão conhecida da população quanto câncer de mama, próstata ou pulmão, por exemplo. No entanto, a sua ocorrência em personalidades trouxe o tema, com grande peso, para a agenda jornalística mundial, em especial nos últimos meses. Mídia e câncer colorretal é o tema do episódio 9 do SENSU CAST. A apresentação é de Moura Leite Netto, jornalista, doutor em Ciências, diretor/fundador da SENSU, editor da Agência Bori, repórter da Problemas Brasileiros e presidente da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência).


Participam do episódio #9:


Héber Salvador, cirurgião oncológico e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).

Bia Suzuki, paciente, influenciadora sobre câncer colorretal e causadora do Instituto Oncoguia.


Em pauta neste episódio, os fatores ambientais e hereditários por trás destes números, como prevenir, como rastrear com colonoscopia, até que ponto tornar público os casos ocorridos em famosos contribui para a maior conscientização sobre a doença, como é o tratamento e o que há de avanços nesta área para aumentar as chances de cura tanto para doença inicial quanto para os casos mais avançados.


A maior repercussão sobre câncer colorretal foi por conta do rei do futebol, Pelé, que recebeu o diagnóstico da doença em 2021 e morreu em 29 de dezembro de 2022. Outro caso de destaque internacional envolveu o ator, diretor e roteirista Chadwick Boseman que, entre importantes papéis, interpretou o Pantera Negra. Morreu de câncer de intestino em setembro de 2020.


Voltando ao Brasil, poucos dias após a perda de Pelé, o país também se despediu de Roberto Dinamite, o maior ídolo da história do Vasco da Gama. Assim como Pelé, Dinamite teve pouco mais de um ano de sobrevida após receber o diagnóstico de câncer colorretal. Outros casos, que ocuparam o noticiário envolveram a cantora Simony, que está em remissão e a cantora Preta Gil, que recebeu o diagnóstico recentemente.


Todos estes casos são explicados pela epidemiologia da doença. São esperados para cada ano do triênio 2023-2025 um total de 45.630 novos casos anuais de câncer colorretal no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).


No mundo, o câncer colorretal representa 10% de todos os tipos de câncer, com 1,9 milhão de novos casos anuais e 935 mil mortes, segundo o levantamento Globocan, da Organização Mundial da Saúde.


E como isso tem sido noticiado na mídia brasileira?

Sobre isso, falamos com nossos convidados:


REFERÊNCIAS DO EPISÓDIO

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) - https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/numeros/estimativa

FICHA TÉCNICA Produção: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de Conteúdo Roteiro e apresentação: Moura Leite Netto Edição: J.Benê Direção: Luciana Oncken


Confira o episódio:



Este podcast é uma produção da SENSU Consultoria de Comunicação e Estúdio Banca de Conteúdo. Apoio: Banca de Conteúdo.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page