top of page
SENSU

SENSU CAST #08 - O futuro do jornalismo de saúde

Cada vez mais digital e multimídia. O jornalismo acompanha a evolução da tecnologia e formas de acesso à informação. Como isso reflete no jornalismo de saúde que temos hoje e o que esperar do futuro? Esses são os assuntos centrais do oitavo episódio do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. A apresentação é de Moura Leite Netto, jornalista, doutor em Ciências, diretor/fundador da SENSU, editor da Agência Bori, repórter da Problemas Brasileiros e presidente da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência).


Participam do episódio #8:


- Natália Cuminale, jornalista especializada em saúde e fundadora do hub de conteúdo Futuro da Saúde;

- Luís Fernando Correia, médico e apresentador do Saúde em Foco, na Rádio CBN.


O maior impacto do jornalismo digital se observa nos veículos impressos, com redução de leitores e anunciantes. Por sua vez, a transformação digital destes veículos e implantação de novos setores, como o branded content, permitem que muitos se mantenham sustentáveis.


O jornalismo de saúde acompanha esta transformação. Os cadernos dedicados ao tema foram substituições por editorias específicas em portais. Surgiram também os veículos focados neste segmento. Dentre alguns exemplos exitosos, o UOL/Viva Bem, Portal do Dráuzio Varela, portal da Veja Saúde e Futuro da Saúde.


Somos 8 bilhões de pessoas no mundo. Mais da metade, 4,74 bilhões de pessoas, são usuárias de mídias sociais. O relatório Digital 2022, do WeAreSocial, mostra que o consumo diário de mídias sociais é de duas horas e vinte e oito minutos. Considerando o tempo total gasto com mídia digital, o tempo diário salta para seis horas e 37 minutos.

O Brasil é o segundo no mundo, atrás apenas da África do Sul, em tempo diário de permanência na internet. São nove horas e 42 minutos diários, em média. Os brasileiros são, por exemplo, os maiores consumidores de conteúdo de podcast, com mais de 4 em cada 10 usuários de internet em idade ativa no país dizendo que ouvem pelo menos um podcast por semana.


No bate-papo com nossos convidados, falamos sobre:

- Quais foram as principais transformações no jornalismo de saúde brasileiro e qual é o paralelo destas transformações com a cobertura realizada em outros países?

– Quais são os temas de saúde ainda negligenciados e, portanto, deveriam ser melhor abordados no futuro?

- Possível pensarmos em um caminho sólido para que a boa informação de saúde chegue a mais pessoas?

- Como transmitir o conhecimento médico-científico de forma acessível?

- Na condição de fonte, como os médicos, de diferentes áreas, poderem contribuir para a cobertura de saúde?

- Como os médicos e cientistas podem utilizar as plataformas digitais de forma assertiva e ética?

- Quais são os entraves para a popularização do conhecimento dos grupos de pesquisa de ciências da saúde?


REFERÊNCIAS DO EPISÓDIO

Hub de conteúdo Futuro da Saúde - https://futurodasaude.com.br

FICHA TÉCNICA Produção: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de Conteúdo Roteiro e apresentação: Moura Leite Netto Edição: J.Benê Direção: Luciana Oncken


Confira o episódio:




Este podcast é uma produção da SENSU Consultoria de Comunicação e Estúdio Banca de Conteúdo. Apoio: Banca de Conteúdo.

49 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page