top of page
  • SENSU

SENSU CAST #07 – Mídia e médicos X obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares

Os médicos reconhecem que a obesidade é uma doença crônica, porém, interrompem o tratamento quando o indivíduo perde peso. Um entre dez médicos ainda não reconhecem a necessidade do acompanhamento nutricional. Apenas um terço dos especialistas se sentem capacitados para ajudar o paciente a cessar o tabagismo.


Estas são algumas das muitas observações levantadas na pesquisa de percepção “RECEITA DE MÉDICO: o que pensa quem cuida de diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares”. Esta pesquisa é o tema central do episódio 7 do SENSU CAST, que traz os melhores momentos do SENSU TALKS de novembro (live disponível no YouTube da SENSU), sobre o mesmo tema.


Nosso convidado é Carlos Eduardo Barra Couri, médico endocrinologista, pesquisador da USP Ribeirão Preto, coordenador dos Congressos ENDODEBATE e DIACORDIS, colunista da Veja Saúde e autor do livro O Futuro do Diabetes. A apresentação é do diretor/fundador da SENSU, Moura Leite Netto.


A análise trazida no relatório RECEITA DE MÉDICO passa por temas como diabetes, obesidade, doença gordurosa do fígado, hipertensão, dislipidemias e doenças cardiovasculares. Na amostra, a maioria dos médicos atende principalmente pacientes das classes A e B, sendo que 401 (61,3%) atuam exclusivamente na rede privada (particular e convênio) e apenas 36 médicos (5,5%) atuam exclusivamente no SUS. Os demais (217/33,2%) conciliam o SUS com atendimento aos pacientes de convênios e particular. Este perfil da amostragem é considerado no momento de interpretação do resultado.

Alguns recortes da pesquisa

- Apenas 2 em cada 10 cardiologistas fazem exame simples que aponta risco de amputações em diabéticos tipo 2


- 6 entre 10 especialistas que cuidam de diabetes e doenças cardiovasculares receitam antidepressivos.


- 8 em cada 10 pessoas com diabetes tipo 2 têm gordura no fígado e, mesmo assim, o médico não pede exame.


- Mesmo entendendo obesidade como doença crônica, 3 entre 10 especialistas interrompem tratamento ao haver perda de peso.


- Tabagismo é determinante fator de risco cardiovascular, mas a maioria dos médicos não sabe tratar

- A maioria dos médicos receita remédios para transtorno alimentar sem comprovação científica.


Link para a pesquisa completa: encurtador.com.br/cruAD


FICHA TÉCNICA Produção: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de Conteúdo Roteiro e apresentação: Moura Leite Netto Edição: J.Benê Direção: Luciana Oncken

Confira o episódio:



Ouça também em seu aplicativo de música favorito: Amazon Music e Spotify

Este podcast é uma produção da SENSU Consultoria de Comunicação e Estúdio Banca de Conteúdo. Apoio: Banca de Conteúdo.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page