top of page
  • SENSU

SENSU CAST #03 O clima da cobertura de meio ambiente no Brasil

Fome, emergências climáticas, destruição da natureza e negacionismo científico. A temperatura da cobertura de meio ambiente está nas alturas. Esses são os assuntos centrais do terceiro episódio do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. A apresentação é de Moura Leite Netto, jornalista, doutor em Ciências, diretor/fundador da SENSU e presidente da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência).


Participam do episódio #3: Giovana Girardi, jornalista graduada pela Universidade Metodista de São Paulo e fellow dos programas Logan Science e Knight Science Journalism. Com mais de 20 anos de experiência em redações, atuou no Estadão, Folha, Scientific American Brasil, Galileu e UNESP Ciência. Giovana é apresentadora, repórter e uma das roteiristas do Tempo Quente, podcast sobre meio ambiente da Rádio Novelo e Fred Santana, jornalista graduado pela Universidade Federal do Amazonas, é fotógrafo, produtor de podcast, além de criador e editor do site vocativo.com, que trabalha com notícias de conjuntura política, ciências e meio ambiente. Fred foi vencedor do 1º prêmio InfoVacina de Jornalismo na categoria "Checagem de fatos".


Em 1988, o seringueiro e ambientalista Chico Mendes foi assassinado por um grileiro de terras, pessoa que toma possa de terras com documentos falsos. Passados 34 anos, o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, foram assassinados em junho, no Amazonas. Apesar da longa distância desta linha do tempo, haveria alguma conexão entre esses dois fatos?


A reflexão que propomos com este episódio percorre outros momentos, que pareciam ser mais marcantes e positivos para o meio-ambiente do que acabaram sendo. Havia uma grande expectativa com a realização no Rio de Janeiro, há exatos 30 anos, da ECO 92, conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Em pauta, temas como aquecimento global, gases do efeito estufa, riscos com a carbonização, altas taxas de desmatamento, assim como agricultura e pecuária. Duas décadas depois, veio a Rio+20, que focou em economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza.


Chegamos em 2022. O Brasil é conhecido por ser destruidor de florestas e produtor de commodities agrícolas, como café, trigo, milho, açúcar e carne bovina. Alimentos que, não necessariamente chegam à mesa dos brasileiros. No país, 33 milhões de pessoas passam fome todo dia. Além disso, a insegurança alimentar (ou seja, pessoas que comem mal ou comem pouco) atinge 125 milhões de brasileiros, mais da metade da nossa população.


Confira o episódio:





Ouça também em seu aplicativo de música favorito: Amazon Music e Spotify.

O SENSU TALKS traz um episódio novo sempre na última terça-feira de cada mês.

Este podcast é uma produção da SENSU Consultoria de Comunicação e Estúdio Banca de Conteúdo. Apoio: Banca de Conteúdo.

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page