Podcast é só entretenimento? Não mesmo
- SENSU
- 21 de out.
- 3 min de leitura
Mais da metade da população brasileira (57%) inseriu o podcast em seu cotidiano durante a pandemia da Covid-19. E não parou por aí: a audiência desse jeito fácil de consumir conteúdos só cresce no país

Você ouve podcasts? Gosta de consumir conteúdos nesse formato? As chances de sua resposta ser um “sim” são grandes. Afinal, 57% da população brasileira inseriu o podcast em seu cotidiano durante a pandemia, diz uma pesquisa realizada, em 2021, pela Globo e Ibope. Desde então, a audiência dos podcasts também cresceu. A plataforma Spotify divulgou um crescimento de 28% entre janeiro e setembro de 2023.
Os dados do relatório We Are Social, de fevereiro de 2025, mostram que o consumo global de podcasts é de 22,1% dos internautas com 16 anos ou mais que ouvem esse formato semanalmente. O tempo médio diário de escuta é 52 minutos. As faixas etárias de 16 a 34 anos concentram os maiores índices de ouvintes e as mulheres dessa faixa etária têm presença levemente superior à dos homens. A inclusão de públicos acima de 65 anos ampliou a base demográfica, embora essa faixa etária ainda represente menor engajamento, com apenas 12,3% das mulheres e 10% dos homens ouvindo podcasts semanalmente.
O Brasil aparece como o terceiro país com maior parte de sua população conectada a esse formato: 38,8% dos internautas brasileiros escutam ao menos um podcast por semana, atrás apenas de Indonésia e México. O país também se destaca em tempo médio de escuta, com 1h07 diárias, acima da média global.
São números que posicionam o Brasil como um dos mercados mais promissores para o formato, sustentado por uma combinação de forte penetração de internet móvel, popularização das plataformas de streaming e crescente oferta de conteúdos jornalísticos, educativos e de entretenimento em língua portuguesa.
Há quem diga que o podcast é a evolução digital do conceito dos programas de rádio. E dá para encontrar semelhanças. Eles nasceram como conteúdos de áudio gravados ou veiculados ao vivo que são consumidos pelo ouvinte. Só que o podcast é divulgado em plataformas de streaming, como Spotify, Apple Podcasts e Deezer. Com o tempo, chegaram também os videocasts, com conteúdo em áudio e vídeo.
Podcast pode ser estratégico na comunicação em saúde
É indiscutível que o podcast está cada vez mais consolidado como uma ferramenta de comunicação poderosa. As pessoas receberam muito bem esse jeito fácil de consumir conteúdos. Basta um celular e um fone de ouvido para ouvir seu podcast favorito no carro, no transporte público, na academia durante o treino ou mesmo enquanto caminha ou realiza alguma tarefa doméstica.
Na estratégia de comunicação em saúde, o podcast pode ser uma ótima ferramenta. De pequenas a grandes organizações como clínicas, laboratórios, hospitais, operadoras – até profissionais de saúde que atuam em consultórios, muitos passaram a lançar mão de podcasts para falar e se aproximar de seu público-alvo. Alcançam bons resultados os que investem em planejamento e abordagem estratégica.
Como alcançar bons resultados com o podcast?
O conteúdo, a linguagem, o formato, a periodicidade, a definição de participantes, o roteiro e a produção, tudo isso deve ser feito com qualidade, de acordo com o conhecimento genuíno do público-alvo e os objetivos que se deseja alcançar. O podcast pode ser nos formatos de entrevista (um apresentador recebe um ou mais convidados); mesacast (um grupo de apresentadores discute um assunto); monólogo (um único apresentador fala sobre um assunto); assim como em padrão storytelling, que são narrativas com enredo, muitas vezes dramáticas, que podem incluir efeitos sonoros especiais e música; padrão de jornalismo com matérias informativas, com pesquisa e apresentação de fatos, podendo utilizar entrevistas e podcasts educacionais, focados em ensinar sobre um determinado tema.
Em uma estratégia de comunicação, o podcast pode contribuir para:
Construir autoridade em saúde de uma pessoa ou uma marca;
Aumentar a confiança do público-alvo;
Educar pacientes, profissionais, público interno e externo;
Expandir o alcance da marca;
Aumentar o engajamento de uma comunidade;
Criar uma conexão humanizada e duradoura.
Na SENSU nós ajudamos clientes na criação, desenvolvimento e divulgação de projetos de podcast. Quer ter seu podcast? Converse com a gente!








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