• SENSU

Jornalismo científico nas universidades: como estamos e para onde podemos ir?

Os convidados do episódio #11 do SENSU TALKS foram os especialistas em comunicação e jornalismo científico Graciele Almeida e Diogo Lopes de Oliveira, que apresentam um levantamento nacional sobre as universidades públicas que oferecem atualmente o curso de jornalismo em cada região do país. Com apresentação do diretor da SENSU, Moura Leite Netto, foi ao ar em 21 de abril pelo Facebook e YouTube.


No bate-papo, Graciele e Diogo destacaram a importância e os desafios da cobertura científica no atual cenário da pandemia da Covid-19. De acordo com o levantamento realizado por eles, das 64 universidades públicas do Brasil, apenas três apresentam a disciplina jornalismo científico como obrigatória em seus cursos de Comunicação. Se considerarmos as instituições que têm o tema em disciplinas optativas ou como alguma atividade do curso, esse número sobe para sete. É pouco!


A entrevista inclui reflexões dos convidados sobre a necessidade urgente da inclusão do jornalismo científico nas universidades, no contexto de valorização do conhecimento, uma vez que “informação salva vidas”, fato que ficou ainda mais evidente durante a atual pandemia, com a atuação de jornalistas e divulgadores científicos, por exemplo, no combate às fake news. No entanto, a atuação desses profissionais, que está sendo fundamental no Brasil neste momento, não soluciona o problema da falta de políticas públicas em relação à comunicação sobre a pandemia. São papeis diferentes, ambos essenciais.


Graciele Almeida é bacharel em Química, doutora em bioquímica, especialista em jornalismo científico pelo Labjor/Unicamp, integrante do Blogs de Ciência da Unicamp e diretora de Rede da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência). Diogo Lopes de Oliveira é professor de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande, mestre em Comunicação Científica, Médica e Meioambiental e doutor em Comunicação Pública pela Universitat Pompeu Fabra, de Barcelona. Foi também professor visitante da Cornell University entre 2019 e 2021.

Confira o vídeo na íntegra e inscreva-se em nosso canal:

https://youtu.be/d7ES-8SrcCw

45 visualizações0 comentário