Com foco em saúde, ciência e educação, SENSU aposta em conteúdo multiplataforma e jornalismo especializado
- SENSU
- 16 de jun.
- 6 min de leitura
A agência SENSU Consultoria de Comunicação, com atuação com multiplataforma, projetos autorais e capacitação em saúde, visa contribuir para transformar informação técnica em pauta de interesse público. Comandada por Moura Leite Netto, Lídia de Santana e Danielle Lago, a SENSU une assessoria de imprensa, podcasts, gestão de mídias sociais, Lives e cursos de formação para ampliar o alcance institucional de marcas de saúde, ciência e educação, estreitando o relacionamento dos clientes com a imprensa, indo além do PR clássico
Com uma atuação que combina repertório jornalístico, linguagem acessível e estratégias de conteúdo inteligente, a SENSU Consultoria de Comunicação desenvolve projetos completos de comunicação institucional voltados para marcas da saúde, ciência e educação. Com sede em São Paulo e atendimento em todo o Brasil, a agência une assessoria de imprensa, produção multiplataforma, gestão de mídias sociais, videocasts, podcasts, entrevistas e cursos, entregando soluções que fortalecem a presença pública de seus clientes e qualificam o diálogo com a imprensa e com a sociedade.

Criada em janeiro de 2020, a SENSU desenvolveu um modelo próprio de trabalho, que integra a assessoria de imprensa tradicional com a produção de conteúdo multiplataforma, projetos autorais e ações de relacionamento que atendem tanto à imprensa quanto ao público final. A equipe, formada majoritariamente por jornalistas, é responsável pela produção de pautas, roteiros, textos técnicos, vídeos, media training, gestão de mídias sociais e curadoria científica — tudo com uma abordagem alinhada à linguagem jornalística.
A agência é liderada por Moura Leite Netto, Lídia de Santana e Danielle Lago, profissionais com sólida trajetória em jornalismo, comunicação institucional e produção de conteúdo. Juntos, eles criaram uma operação que alia repertório, criatividade e responsabilidade editorial. “Nosso trabalho é transformar informação técnica em conteúdo de interesse público, com profundidade e focada no público definido em cada estratégia. Temos clientes com muito a contribuir para o debate social e sabemos que, para isso, é preciso mais do que visibilidade. É preciso contexto, timing, preparo das fontes e formatos que facilitem a circulação dessa informação”, destaca Moura.
Uma das principais apostas da agência é produzir conteúdo que já nasce com estrutura jornalística, o que facilita sua publicação e reprodução pelos veículos. Um exemplo é a série Cliente em Pauta, criada pela SENSU para destacar clientes da agência por meio de entrevistas gravadas em vídeo com roteirização, mediação jornalística e linguagem direta. Os episódios funcionam como press releases em formato de vídeo e têm sido utilizados tanto para abastecer a imprensa quanto para compor estratégias de comunicação institucional nas redes sociais dos clientes.
SENSU CAST - Com episódios mensais, o SENSU CAST é um projeto autoral de podcast que fala sobre jornalismo e comunicação corporativa em saúde, ciência e educação. Em cada episódio, entrevistas com jornalistas, profissionais da saúde, cientistas, divulgadores de ciência e educadores sobre temas atuais. É uma produção da SENSU em parceria com o Estúdio Banca de Conteúdo. No episódio 36, disponibilizado em junho, a convidada é a jornalista Luisa Massarani e o papo é sobre o cenário atual do jornalismo científico na América Latina. Luisa Massarani é coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz, coordenadora para América Latina do SciDev.Net e editora-chefe do Journal of Science Communication – América Latina. A SENSU também produz podcasts e videocasts para seus clientes, casos de EVA CAST, do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), Radioterapia Para Todos, da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), Conexão Cabeça e Pescoço, do Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço (GBCP).
SENSU TALKS - Criada durante a pandemia de Covid-19, com o primeiro episódio exibido em 10 de junho de 2020, a série de lives SENSU TALKS completa cinco anos de sua criação com episódio que traz como convidada a jornalista Eleonora Paschoal, repórter freelancer correspondente nos Estados Unidos do SBT, Band, Record e TV Cultura, com matérias marcantes feitas em mais de 20 países e quase todos os estados brasileiros ao longo de mais de 40 anos de carreira. Dentre os convidados mais recentes do SENSU TALKS estão Luciano Veronezi, Heródoto Barbeiro, Paula Félix, César Cavalcante, Adriana Dias Lopes e Sabine Righetti.
A SENSU também oferece produção de artigos de opinião assinados, releases temáticos com base em datas do calendário editorial, curadoria científica para simplificação de dados técnicos, além de blogs e textos para sites com abordagem jornalística. Todos os conteúdos são desenvolvidos a partir de entrevistas com especialistas e fontes confiáveis, com apuração rigorosa e foco em qualidade informativa.
A assessoria de imprensa conta com um diferencial, que ao invés de depender exclusivamente da rotina reativa de envio de sugestões, a agência investe também em pautas propositivas e ações de relacionamento estruturado com a imprensa. A equipe mantém diálogo ativo com jornalistas dos principais veículos do país, participa de eventos do setor e prepara os porta-vozes para entrevistas e aparições públicas.
O media training oferecido pela Sensu é personalizado e contempla tanto a preparação técnica quanto a comunicação estratégica — especialmente voltado para fontes da saúde, ciência e educação, áreas que demandam responsabilidade na forma como a informação é transmitida. “Não basta ter domínio do conteúdo. É preciso saber como falar, respeitando o tempo e o formato de cada canal. Muitos especialistas têm muito a dizer, mas precisam de orientação para transformar esse conhecimento em mensagem pública e de fácil compreensão”, explica Moura.
Cursos abertos para Jornalistas e Comunicadores - Outro destaque é a produção de cursos voltados à capacitação de profissionais e à disseminação de conhecimento técnico de forma acessível. Um exemplo é o Curso de Oncologia para Jornalistas e Comunicadores, gratuito, realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Com conteúdo qualificado e didático, o curso, realizado em abril de 2025, trouxe temas essenciais em painéis focados em prevenção, diagnóstico, tratamento e pesquisa do câncer. “É um curso aberto a todos os profissionais que levam informação para seu público, desde os mais experientes em cobertura de temas de câncer, como aqueles que esporadicamente ou que ainda não tiveram a oportunidade de produzir uma matéria nesta área”, convida o cirurgião oncológico Rodrigo Nascimento Pinheiro, presidente da SBCO.
O curso, disponível no canal no YouTube da SENSU, é voltado não somente aos jornalistas atuantes em redações. O contato é voltado também para jornalistas autônomos/freelancers, assessores de imprensa, produtores de conteúdo nas mídias sociais e comunicadores em geral. “Nosso propósito com o Webinar é atingir todos aqueles que levam informação ao público, o que inclui oncologistas e profissionais de outras áreas da saúde e pesquisadores”, destaca Moura Leite Netto. Em todos os paineis há participação de jornalistas referenciados entre os palestrantes.
GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS - Além das frentes assessoria de comunicação, a SENSU é responsável pela gestão completa de redes sociais institucionais para clientes de saúde, ciência e educação — desde a definição de posicionamento até a produção de artes, vídeos, roteiros e planejamento editorial. Com foco na construção de autoridade, engajamento e entrega de valor ao público, a agência trabalha com Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube, além de desenvolver campanhas para os clientes.
As campanhas educativas são outro braço importante da atuação da SENSU, principalmente em períodos de conscientização (como o mês da fertilidade, Outubro Rosa, entre outros), quando a agência produz conteúdo e apoio ao posicionamento público das marcas atendidas. A Sensu atende empresas, clínicas, laboratórios, instituições de ensino, ONGs e startups com perfil técnico ou científico. Todas as entregas são personalizadas e desenvolvidas a partir dos objetivos institucionais de cada cliente.
Sobre a SENSU Consultoria de Comunicação - Com atuação 360º, a SENSU, fundada em 6 de janeiro de 2020, é uma agência de comunicação especializada em saúde, ciência e educação. Liderada pelo jornalista Moura Leite Netto e pelas jornalistas Danielle Lago e Lídia de Santana, a agência é composta por profissionais com expertise em planejamento, coordenação e produção de conteúdo jornalístico especializado e corporativo. Oferece, dentre os principais serviços, assessoria de imprensa, comunicação dirigida, gestão de mídias sociais, comunicação interna, branded content, desenvolvimento de conteúdos e produções, criação de sites, editoriais, media training, outbound e inbound marketing, organização de eventos, curadoria de conteúdo científico e palestras sobre jornalismo científico, divulgação científica e comunicação de ciência.
Informações à Imprensa
SENSU Consultoria de Comunicação
Melina Ferrazzo
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