top of page
  • SENSU

Como o cientista pode ser visto e entendido

As convidadas do episódio #9 do SENSU TALKS foram a doutora em Biociências e Biotecnologia Laura Marise de Freitas e a doutora em Ciências Ana Bonassa, responsáveis pelo canal no YouTube Nunca Vi 1 Cientista, com mais de 100 mil inscritos. Com apresentação do diretor da SENSU, Moura Leite Netto, foi ao ar em 10 de fevereiro pelo Facebook e YouTube. Esta e todas as lives anteriores estão disponíveis no canal.


No bate-papo, Laura e Ana relatam como conciliam o trabalho na bancada de pesquisa com produção do conteúdo do canal que leva conhecimento para a população por meio de divulgação científica. Ambas relembram o momento que cada uma decidiu que queria fazer ciência e quais foram motivações e inspirações.


A entrevista inclui relatos de bastidores sobre o quanto foi desafiador fazer os primeiros vídeos e como, em contexto de pandemia de COVID-19 - um terreno tão fértil, infelizmente, para fake news e desinformação – eles trazem o contraponto, baseado em evidência científica. Além disso, elas explicam para o cientista que não se sinta confortável em ser um divulgador científico ou não encontra tempo e acaba se culpando por isso, é possível sim colaborar de outras formas com a popularização da ciência.

Ana Bonassa é licenciada em ciências biológicas pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em ciências e doutora em ciências com ênfase em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biológicas da USP. É aluna de pós-doutorado no Instituto de Química da USP. Laura Marise de Freitas é graduada em Farmácia-Bioquímica pela UNESP. Mestra e Doutora em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia também pela UNESP. Fez parte do doutorado na Universidade Estadual de Nova Iorque. Atualmente é pós-doutoranda no Instituto de Química da USP.


Confira o vídeo na íntegra e inscreva-se no nosso canal: https://youtu.be/fempIaScFrY

18 visualizações0 comentário
bottom of page