top of page
  • SENSU

Ciência viva e em evidência na pandemia

A convidada do episódio #10 do SENSU TALKS foi a apresentadora do Roda Viva e colunista de O Globo e rádio CBN, Vera Magalhães. Com apresentação do diretor da SENSU, Moura Leite Netto, foi ao ar em 24 de março pelo Facebook e YouTube. Esta e todas as lives anteriores estão disponíveis no canal.



No bate-papo, Vera Magalhães faz um balanço do Roda Viva ao longo do primeiro ano de pandemia, como o programa de estruturou no período e aborda a importância do espaço concedido para expoentes da divulgação científica como Pedro Hallal, Natália Pasternak, Átila Iamarino, Denise Garret, Dimas Covas, Margareth D´Alcomo, Sidarta Ribeiro, David Quammen e Siddhartha Mukherjee. Cientistas que são fundamentais para contrapor a propagação de falsas notícias e o negacionismo da ciência.


Ao longo da entrevista, Vera responde sobre a pressão que existe de grupos que propagam o “tratamento precoce” da COVID-19 e outras abordagens são baseadas em evidência científica, avalia se os cientistas estão melhor preparados para serem entendidos pelo público, furando a bolha; e, como jornalista de política, analisa a tomada de decisão de nossos gestores (e a falta dela) no enfrentamento do novo coronavírus.

Vera Magalhães traz também lembranças e momentos marcantes de sua carreira. Graduada pela Escola Comunicações de Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Vera iniciou no jornalismo como repórter do Diário do Grande ABC. Ingressou em 1997 na Folha de S.Paulo, onde atuou por 18 anos. No período, foi repórter e coordenadora de política da sucursal de Brasília, editora do caderno Poder, responsável pelo blog É tudo Política e repórter e editora da coluna Painel.


Em 2015, se transferiu para a Veja como editora-executiva e assumindo a coluna Radar, nas versões online e impressa, até 2016. Foi colunista de política na Jovem Pan de 2016 a 2019, colunista de política do Estadão de 2016 a 2020, editora do BR Político de 2018 a 2020 e, desde janeiro de 2021, integra o jornal O Globo e a rádio CBN. Apresenta o Roda Viva desde janeiro de 2020.


Confira o vídeo na íntegra e inscreva-se no nosso canal: https://youtu.be/J6NJSUDRb-I

18 visualizações0 comentário
bottom of page