top of page

Disciplina de divulgação científica para mestres e doutores da USP e UFPR amplia inscrições para jornalistas como alunos especiais

  • SENSU
  • 25 de ago.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 12 de set.

Criada em 2020, a disciplina ministrada pelos programas de pós-graduação da Faculdade de Odontologia da USP e da Odontologia da UFPR amplia o público-alvo e recebe, até 19 de setembro, a inscrição, na categoria aluno especial, de profissionais graduados ou pós-graduados em jornalismo. Aulas da turma de 2025 serão de 2 de outubro a 11 de dezembro às quintas-feiras, online, das 20h às 22h.


Aulas de divulgação científica abertas para jornalistas

A disciplina “Divulgação dos Achados Científicos em Saúde: Popularização da Ciência como Estratégia de Disseminação de Conhecimentos Acadêmicos para o Público não Especializado”, oferecida pelos programas de pós-graduação da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e da Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência), está com inscrições abertas para a turma que terá início em outubro de 2025. A novidade desta edição é que, além de estudantes e pesquisadores das áreas de Odontologia e outras áreas da saúde, poderão participar, na categoria aluno especial, profissionais com graduação ou pós-graduação em jornalismo, fortalecendo a integração entre divulgação e jornalismo científico.


A iniciativa nasceu a partir de um workshop de divulgação científica promovido na FOUSP em parceria com a RedeComCiência, em 2019. O impacto positivo das atividades, que reuniram pesquisadores, comunicadores e estudantes em torno de práticas acessíveis de popularização científica, levou o professor Paulo Henrique Braz da Silva, docente da FOUSP, a propor a criação de uma disciplina acadêmica de pós-graduação. Desde então, o curso se consolidou como referência no campo da divulgação científica, tendo formado profissionais de diferentes regiões do Brasil em seu formato digital.


“Sempre me incomodava o fato de o Brasil ser um dos primeiros países no mundo em número de artigos publicados, assim como em qualidade de pesquisa em Odontologia, e a sociedade não saber disso. A parceria com o jornalismo e a comunicação social era um ponto fundamental para os nossos pesquisadores”, relembra Paulo Braz.


Com aulas teóricas e práticas, a disciplina funciona como uma verdadeira “mini agência de comunicação”. Os alunos são estimulados a experimentar diferentes linguagens, desde a produção de conteúdo para redes sociais até podcasts, vídeos e memes. “O mais lindo é que os estudantes, em pouco tempo, conseguem se libertar do formato da comunicação científica e constroem trabalhos maravilhosos de divulgação. A quebra dessa lógica é fundamental para o sucesso da disciplina”, acrescenta Paulo.


Em 2025, a abertura a jornalistas amplia ainda mais o alcance da iniciativa, permitindo a integração de profissionais da imprensa que desejam aprofundar sua formação acadêmica na área da divulgação científica. Na avaliação do jornalista Moura Leite Netto, a participação de jornalistas é um passo essencial para ampliar a ponte entre ciência e sociedade. “O convívio com pesquisadores enriquece a prática profissional e favorece a construção de narrativas de impacto, capazes de dar visibilidade ao conhecimento científico em diferentes formatos”, afirma Leite Netto, doutor em Ciências, diretor da SENSU Consultoria de Comunicação e um dos professores convidados da disciplina desde o workshop de seis anos atrás.


Além de Paulo Henrique Braz da Silva, a disciplina conta com a coordenação das professoras Luciana Corrêa (USP) e Juliana Lucena Schussel (UFPR), além da colaboração da RedeComCiência e de docentes convidados. O programa abrange desde conceitos fundamentais de popularização da ciência até a análise crítica de conteúdo científico divulgado em redes sociais e em veículos de comunicação, passando por oficinas de escrita e de produção digital.


Entre os temas abordados estão:

  • Conceito e estratégias de popularização da ciência;

  • Diferentes veículos de informação e plataformas midiáticas;

  • Análise crítica de conteúdos científicos na saúde;

  • Produção de conteúdos digitais e recursos audiovisuais;

  • Limites éticos, problemas jurídicos e desafios sociais da divulgação científica.


Os jornalistas interessados em se inscrever na disciplina, oferecida gratuitamente, devem entrar em contato pelo e-mail mouraleitenetto@gmail.com até 23h59 de 19 de setembro de 2025. O processo de seleção de jornalistas (limite de seis vagas) incluirá a análise de currículo. As aulas serão ministradas às quintas-feiras, das 20h às 22h, de 2 de outubro a 11 de dezembro. 


Sobre a disciplina

Criada pela FOUSP em parceria com a UFPR, a disciplina é ministrada por Paulo Henrique Braz da Silva, Luciana Corrêa e Juliana Lucena Schussel, com apoio da RedeComCiência e participação de jornalistas convidados. O curso já recebeu alunos de Odontologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina e, a partir de 2025, abre espaço também para estudantes de Jornalismo e Comunicação Social.


Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
logo sensu_negativo_edited.png
Copyright © SENSU Comunicação - Todos os direitos reservados
bottom of page