• SENSU

Produzir informação de qualidade e colocar a ciência em evidência

Atualizado: 2 de Mar de 2020

Apenas dois dias depois da confirmação do primeiro caso no Brasil de infecção pelo novo coronavírus, cientistas do Instituto Adolfo Lutz, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Oxford, conseguiram sequenciar o genoma do vírus que recebeu o nome de SARS-CoV-2. A iniciativa foi possível pelo fato dos pesquisadores fazerem parte de projeto Cadde, financiado pela FAPESP e pelo Medical Research Centers, do Reino Unido, que é focado no desenvolvimento de novas técnicas de monitorar epidemias em tempo real, além de propiciar maior entendimento sobre os vírus e também desenvolver vacinas e outras estratégias de saúde pública*.


Esse é apenas o mais recente exemplo da relevância da ciência brasileira. Transpor esse conhecimento dos muros das universidades para o cotidiano é missão de jornalistas e demais profissionais de Comunicação comprometidos com a qualidade da informação que se deparam com o tema, assim como essa divulgação é papel também dos cientistas e de instituições de ensino e pesquisa. O conteúdo baseado em evidência precisa estar no topo das buscas e da mente das pessoas. Juntos, podemos criar conexões, difundir conhecimento, gerar valor e transformar contextos. E, desta forma, possibilitar que a sociedade seja educada a diferenciar o que é verdade ou falsa notícia.


Com a criação da SENSU, queremos contribuir com a tradução da ciência, por mais que, em alguns casos, ela possa parecer bastante complexa. Difundir conteúdo de forma que ele faça sentido para todos, independentemente do contexto social em que o receptor esteja inserido. Para tanto, vamos oferecer aos nossos clientes a expertise de um time multidisciplinar, atuando desde a elaboração do plano estratégico de comunicação até a implementação das ações táticas, de acordo com as diretrizes estabelecidas e objetivos de negócio. Com atuação 360º, a SENSU vai oferecer uma Comunicação Integrada baseada nos pilares de estratégia, relação com a imprensa, conteúdo, criatividade e performance. Além disso, buscaremos nos associar sempre aos mais capacitados parceiros.


Tão importante quanto promover as atividades de nossos clientes é dar evidência à ciência. Dar luz à tantas pesquisas de qualidade que são produzidas no Brasil, impactando positivamente a vida das pessoas. E, com isso, ajudar a reverter um cenário no qual 93% de 2 mil brasileiros não souberam citar o nome de um cientista sequer do país**. Sonhamos com o dia em os nossos cientistas sejam tão conhecidos quanto os titulares da seleção brasileira de futebol. Fazemos parte do time que acredita que isso pode se tornar realidade.


Referências bibliográficas

* Cadde. Brazil-UK Centre for Arbovirus Discovery, Diagnosis, Genomics and Epidemiology. <https://www.caddecentre.org/>. Acesso em 01 mar 2020.

** A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros. Percepção pública da C&T no Brasil: 2015. – Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2017. 152 p.; il, 24 cm - https://www.cgee.org.br/documents/10182/734063/percepcao_web.pdf.

28 visualizações0 comentário